Destinos incríveis para esse ano

A maior aventura na história humana teve talvez muitos pontos de partida,  mas se você escolhesse apenas um, você poderia dizer que começou com um discurso. Em 25 de maio de 1961, o presidente John F. Kennedy ficou de pé diante do Congresso e estabeleceu um objetivo: que, antes do final dos anos 60, um americano pisaria a Lua. Era ambicioso – impraticável, mesmo – mas também, o falecido presidente deve ter pensado, alcançável. Ele nunca saberia isso, morrendo dois anos mais tarde, mas em 20 de julho de 1969, com menos de seis meses na década, Neil Armstrong pisou a escada do Módulo Lunar para pronunciar suas famosas palavras: “Esse é um pequeno passo para homem…”

Durante os próximos três anos e meio, um total de doze homens chegaram à Lua, culminando com Gene Cernan, que recentemente, em 17 de janeiro de 2017, morreu aos 82 anos. De acordo com alguns, Cernan foi muitas vezes incomodado com a superlativo que definiu o último homem na Lua. Como muitos astronautas da era Apollo, ele acreditava, firmemente, que os humanos retornariam lá em algum momento de sua vida. Em 2010, Cernan, acompanhado por Neil Armstrong, testemunhou ante o Congresso em oposição ao cancelamento do programa Constellation, um programa de US $ 230 bilhões desenvolvido pela NASA com três objetivos principais: completar a Estação Espacial Internacional, retornar à Lua até 2020 e , finalmente, envia seres humanos a Marte na década de 2030.

Eles perderam

No momento da sua passagem, sites de redes sociais como o Twitter incharam com as palavras de Cernan: “A curiosidade é a essência da existência humana”, disse ele uma vez. “É nosso destino explorar”.

Então, para todos os que lêem isso – apesar de sua proveniência, classe social ou afiliação política – eu desafio você a definir seu próprio objetivo de exploração antes do final de 2017. Toque um marco famoso, visite um novo continente, ou simplesmente faça questão de ver o outro lado da cidade. Pode não ser a Lua. Mas cada salto tem seu ponto de partida: a coragem de avançar mais do que você já foi antes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *